sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Pokémon GO - Movimento Uniformemente Variado

         Os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano desde meados dos anos 60, quando ocorreu o lançamento do primeiro jogo de videogame. Visto que muitos gostaram dessa nova diversão, empresas ao longo do tempo evoluíram so jogos, com gráficos e áudios. Os jogos, além de diversão, promovem uma forma de interação com outros membros participantes.

         Uma das grandes evoluções dos jogos foi a criação de jogos que utilizam tecnologia de movimento. Muitos usam Kinect, dispositivo que possibilita o participante realizar movimentos para gerar ação do personagem nos jogos, esse mecanismo trouxe benefícios para a prática de exercícios físicos, na hora da diversão.

      E um dos jogos mais comentados atualmente que utiliza tecnologia de realidade aumentada e geolocalização, é o Pokémon GO produzido pela Nintendo, o objetivo do jogo é adquirir, evoluir Pokémons e dominar locais específicos que são encontrados em diversos pontos da cidade. Para conseguir o objetivo é preciso capturar Pokémons lançando objetos conhecidos como Pokébolas, que fazem uma parábola até o local aonde se encontra o Pokémon.


               Que tal utilizar os lançamentos das pokébolas para ensinar Física? 

              
              Vamos supor que Ash tenha 1,70m de altura (média brasileira) e esteja prestes a lançar uma pokébola com velocidade inicial de 5m/s à altura de 1,50m. Qual o tempo que a pokébola ficaria no ar até atingir  Mew (Um dos Pokémons Lendários em Pokémon GO)? 



       Primeiramente temos que saber quais são as três expressões que regem o movimento uniformemente variado (MUV):


 





     Devemos observar quais equações serão utilizadas para resolução do problema. Os dados fornecidos pelo enunciado são: altura de 1,5m que é a variação de espaço, velocidade inicial de 5 m/s e devemos lembrar que temos o valor da aceleração da gravidade = 9,81 m/s².

           O primeiro passo a ser realizado é encontrar a velocidade:


             Substituindo cada valor em seus respectivos lugares temos:



             Realizando algumas multiplicações temos:

             E ainda:



           Chegando no resultado final de:



       Agora que temos a velocidade podemos calcular o tempo à partir da equação:



     Isolando o termo relacionado ao tempo teremos:



           Substituindo os valores nas suas respectivas variáveis 

          Realizando a soma e depois a divisão o resultado do tempo será:


           
           Logo, o tempo que a Pokébola de Ash ficará no ar até atingir Mew será de 1,26 segundos. 






Referências Bibliográficas: HALLIDAY, RESNICK, WALKER. Fundamentos de Física. Vol. 1. 8 ed. Editora LTC, 2008.










  



     


quinta-feira, 28 de julho de 2016

Física em um Flash

        Você provavelmente já deve ter ter ouvido falar sobre o zero absoluto, que é a menor temperatura possível (caso queira pesquisar sobre o assunto mais detalhadamente clique aqui). Já que tem o menor valor absoluto, existiria o maior valor absoluto?

         Para responder a essa pergunta iremos utilizar um episódio da primeira temporada da série The Flash, produzida pela DC Comics onde Thomas Grant Gustin interpreta Barry Allen um jovem que após um acidente recebe a habilidade de super velocidade.


           No décimo episódio da primeira temporada Barry Allen o Flash percebe um equipamento criado pelo Laboratório S.T.A.R que foi roubado por um vilão pode ser capaz de gerar o maior calor possível.



       Esse maior calor possível extremo é denominado Temperatura Planck que é a maior temperatura encontrada. Qualquer objeto cuja temperatura esteja acima de zero absoluto emite algum tipo de radiação eletromagnética - para que a radiação emitida se torne visível ao olho humano, é preciso  que a temperatura esteja acima do Ponto de Draper (525º C).

   Há uma relação entre a temperatura de um corpo e o comprimento de onda da radiação emitida: quanto mais quente o objeto, menor o comprimento de onda (ou, se preferir, maior sua frequência).

        Se um corpo tem a temperatura de:



      Que é a chamada de Temperatura de Planck, a radiação emitida teria o menor comprimento de onda em nanômetros:

nm

           Que é conhecida como Distância de Planck.


     Portanto existe sim o calor "absoluto" e o equipamento criado pelo Laboratório S.T.A.R, que atinge a temperatura equivalente a:




Referências Bibliográficas

EISBERG, R. M., RESNICK, R. Física Quântica: Átomos, Moléculas, Sólidos e Partículas, Editora Campus, 1979.

Disponível em htt://ciencia.me/bjU acesso em 27 de Julho de 2016

Disponível em http://goo.gl/gLLUKh acesso em 28 de Julho de 2016







       



sábado, 14 de maio de 2016

Cálculo ''Insano''

              Insano pode ser considerado como um adjetivo para louco, mas aqui iremos falar do toboágua ''Insano'', que é o maior toboágua do mundo, que se localiza no parque aquático Beach Park, em Fortaleza, no Ceará.



              O escorregador tem 41 metros de altura, o equivalente a um prédio de 14 andares.


              Mas a pergunta a ser realizada é: QUAL O TEMPO DE QUEDA DE UMA PESSOA DO TOBOÁGUA?

              Primeiramente, iremos procurar o valor da velocidade com a equação do Italiano Torricelli.



Sendo: 

V = Velocidade Final
Vo = Velocidade Inicial
 a = Aceleração
DS = Taxa de Variação do Espaço


Continuando,

              O valor de Vo é considerada como zero, pois quando a pessoa estiver no ponto mais alto, ele estará parada, sem nenhuma velocidade.

         O valor de a será o valor da aceleração da gravidade, tendo em vista que, quando a pessoa realizar a queda, estará apenas sob força da gravidade, e seu valor será considerado como 9,8 m/s.

                  E a taxa de variação calcula-se da seguinte maneira:
                 DSSf – Si

                 DS = 41 - 0 
                 D= 41 metros


             Substituindo na Equação de Torricelli, temos:


           A Velocidade Final (V) será:



           Extraindo o valor da raiz quadrada, chegaremos ao valor da velocidade final de exatamente:



             E para conseguimos o resultado esperado do tempo, utilizaremos utilizar a equação função horária da velocidade do MUV (Movimento Uniformemente Variado).


           Assim, como realizado anteriormente, valor de Vo = 0 m/s, a = 9,8 m/s² e valor da velocidade final (V) =28,327 m/s.

           Substituindo na expressão anterior obtemos:


           Obtemos o tempo de: 



            Portanto, o tempo de queda do Insano é de 2,89 segundos.
      Pode-se perceber que esse é uma questão do cotidiano e a linguagem utilizada é de fácil compreensão, proporcionando aos alunos um fácil entendimento.




domingo, 17 de abril de 2016

Por que as Mulheres Conseguem se Equilibrar em Cima de um Salto?

            Os calçados já eram utilizados há milhares de anos atrás para proteger os pés, desde então vem passando por diversas modificações.

             Os pés, que são as principais “ferramentas” de locomoção humana, sustentam e dão apoio ao corpo diariamente, estando relacionados com a marcha e a postura, influenciando em dores na coluna e nas pernas. Logo, merecem atenção e cuidados, principalmente com os calçados, que os revestem e os protegem, ou que por vezes acabam por agredi-los.
             
             E dos calçados existem no mundo iremos falar daqueles que as mulheres mais gostam, os saltos altos, existem vários tipos de saltos, como pode ser percebido na imagem a abaixo.


           Com tantas escolhas de Salto Alto, como as mulheres conseguem caminhar com tanta facilidade? Algo que para os homens se torna quase impossível!
               
              Essa resposta pode ser respondida fisicamente, para ter equilíbrio é necessário obter um centro de massa que é um ponto que se comporta como se toda a massa do corpo estivesse concentrada sobre ele.

                É mais difícil para o homem devido que eles tentam andar apoiando o peso sobre todo a superfície de contato. Já as mulheres conseguem dominar o andando devido à concentrarem o andando em apenas um único ponto, fazendo o centro de massa um único ponto com todo o corpo.




Referencias Bibliográficas 

              Disponível em http://fisicaevestibular.com.br/Universidades2014/res_ufsc-2014.html Acesso em 17 de Abril de 2016.

              Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/fisica/centro-massa.htm Acessoem 17 de Abril de 2016.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dragon Ball Z - Pressão do Soco de Goku

    Está pergunta, será respondida utilizando o anime Dragon Ball, onde teve origem em um mangá criado por Akira Toriyama e publicado em 42 volumes, inicialmente na revista Weekly Shonen Jump, a partir de 1984. O mangá teve ao todo 519 capítulos e deu origem a duas séries de anime que tiveram um enorme sucesso, tanto no Japão, como no resto do mundo:Dragon Ball e Dragon Ball Z, que, juntas, foram transmitidas no Japão de 1986 a 1996.


          No episódio 209, da franquia Dragon Ball Z, acontece um torneio de artes marciais, onde todos os competidores terão que acertar uma máquina que mostrará sua força, sendo selecionado apenas os 15 mais fortes.

         
           E o personagem principal Son Goku realizou o golpe no aparelho que resultou uma força de 186 pontos.


          
           Mas como seria possível a máquina calcular a pressão de um soco?

LINK PARA SUA RESPOSTA




quarta-feira, 30 de março de 2016

Três Espiãs Demais – Episódio “Uma Queda por Músico”

Os espiões utilizam Física para seus atos heroicos?

         Como resposta utilizaremos o desenho Três Espiãs Demais, que era um desenho animado que envolviam três amigas, Clover, Alex e Sam, em que moram em Beverly Hills, Malibu e depois entram para um mundo de espionagem internacional trabalhando para uma agência denominada WOOHP, coordenada por Jerry que tinha uma assistente denominada G.L.A.D.I.S. (Gadget Lending And Distributing Interactive System) e assim como James Bond os espiões utilizam de apetrechos que facilitam a suas missões.


           No primeiro episódio da primeira temporada "Uma Queda por Músico", as meninas vão secretamente a uma jornada de shows com Ricky Mathis (Ricky Mathis é uma paródia do cantor Ricky Martin) para resolver o mistério de que sua música está tornando os adolescentes malucos e delinquentes destrutivos. 

        E nesse episódio iremos desvendar os conceitos Físicos possíveis:

            Em uma certo momento do episódio, Alex se encontra em um local específico para obter informações, quando a sala é fechada nenhum som é capaz de se escutar nesse ambiente, nem mesmo o próprio som do show de Ricky Mathis. Esse tipo de sala são conhecidas como sala anecoicas que isolam todo tipo de som, até mesmo as ondas eletromagnéticas, esse tipo de ambiente é utilizado para facilitar os estudos sobre acústica e outros temas relacionados. 

Sala anecoica
             
               Seguindo com o episódio, Sam e Alex ficam presa em uma sala de vidro, com equipamentos musicais (Bateria e Guitarra) e ambas as espiãs começam a toca até o vidro estourar. Mas é possível estourar um vidro apenas com algum tipo de som? 


              
             Sim, é possível mas não é bastante comum, pois cada vidro contém seu próprio tipo de frequência, por exemplo, um copo normalmente contém frequência de 700 hertz, quando você atingir esse valor, o copo irá começar a vibrar, nesse momento é quando se atingi a frequência de ressonância que é o aumento da amplitude estilhaçando o copo, no caso das nossas espiãs o vidro. 

             E como último ato de espionagem Clover para destruir um raio lazer utiliza seu espelho de maquiagem para refletir a própria luz do lazer retornando para si próprio e destruindo a maquina de raio lazer, isso ocorre pelo fato da reflexão da luz que é o fenômeno que consiste da luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície. 

          E esse são alguns conceitos adquiridos no episódio "Uma Queda por músico" do desenho Três Espiãs Demais.




Referências Bibliográficas

Disponível em: http://goo.gl/VHl75n Acesso em 29 de Março de 2016

Disponível em: http://goo.gl/u35aaz Acesso em 29 de Março de 2016

HALLIDAY, RESNICK, WALKER. Fundamentos de Física. Vol. 2. 8 ed. Editora LTC, 2009.
             



          


                             






terça-feira, 8 de março de 2016

Jogos Olímpicos - Tiro com Arco

Jogos Olímpicos

       É o nome de um evento que reúne a cada quatro anos atletas de quase todos os países do mundo para disputarem entre si de acordo com sua modalidade e categoria, premiando com medalhas de ouro, prata e bronze, para 1º, 2º e 3º colocado respectivamente.


     Atualmente, os jogos são disputados em varias modalidades em um determinado País, no ano de 2016 será realizado no Brasil, no estado do Rio de Janeiro de 05 a 21 de Agosto.


           Dentre as modalidades selecionamos o Tiro com Arco com objetivo de demonstrar os conhecimentos Físicos que o cercam.

O que é o Tiro com Arco?             

              O tiro com arco surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização. A partir dos séculos XVI e XVII a prática começou a ganhar cada vez mais campo como desporto, sendo hoje um desporto Olímpico e Paraolímpico, onde seu objetivo é acertar suas flechas no centro de um alvo posto a 70 metros de distância.

Existe Física no Tiro com Arco?

                                
                                     Link para sua resposta. 
                                     https://goo.gl/PI3WKv



Referências Bibliográficas

HALLIDAY D.; RESNICK R. e WALKER J. Fundamentos de Física: mecânica. Volume 1. 8ª edição. Editora LTC, 2009.

Disponível em http://goo.gl/S7OCIb acesso em 05 de Março de 2016

Disponível em https://goo.gl/7UaRNe acesso em 06 de Março de 2016


segunda-feira, 7 de março de 2016

Jogos Olímpicos - Nado Sincronizado

Jogos Olímpicos

       É o nome de um evento que reúne a cada quatro anos atletas de quase todos os países do mundo para disputarem entre si de acordo com sua modalidade e categoria, premiando com medalhas de ouro, prata e bronze, para 1º, 2º e 3º colocado respectivamente.
       


       Atualmente, os jogos são disputados em varias modalidades em um determinado País, no ano de 2016 será realizado no Brasil, no estado do Rio de Janeiro de 05 a 21 de Agosto.


        Dentre as modalidades selecionamos o Nado Sincronizado com objetivo de demonstrar os conhecimentos Físicos que o cercam.


O que é o Nado Sincronizado?

        O Nado Sincronizado é uma modalidade aquática, que envolve movimentos da natação, ginástica olímpica e balé. Contém uma dose mágica e inexplicável de envolvimento físico e psicológico, fazendo com que rapidamente alunas e familiares se vejam apaixonados e motivados por um esporte olímpico surpreendente e empolgante. Ao contrário, do que muitos imaginam: "É APENAS dançar na água ouvindo uma música", o nado sincronizado trabalha muita flexibilidade, resistência física, psicológica, força, explosão, velocidade, noção corporal, interpretação e muita, muita força de vontade para vencer todas as dificuldades de uma modalidade pouco divulgada e investida.

Existe Física no Nado Sincronizado?

Link para sua resposta.



Referências Bibliográficas

HALLIDAY D.; RESNICK R. e WALKER J. Fundamentos de Física: gravitação, ondas e termodinâmica.  Volume 2. 8ª edição. Editora LTC, 2009.

Disponível em http://goo.gl/rdsluB acesso em 03 de Março de 2016

Disponível em http://goo.gl/YFpkaU acesso em 04 de Março de 2016




segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Qual a Velocidade de um Cavaleiro de Ouro?


        No mangá Cavaleiros do Zodíaco criado por Masami Kurumada, existem personagens que usam vestimentas chamadas “Armaduras”, cada armadura representa uma constelação diferente, sendo um total de 88 constelações, sendo assim 88 guerreiros que defendem a deusa grega Athena.



       As armaduras são distribuídas por níveis sendo: Armadura de Ouro; Armadura de Prata e Armadura de Bronze.
         Sendo os níveis de habilidade da seguinte maneira: 
         1º Ouro  
         2º Prata
         3º Bronze

         Para provar o nível de Velocidade de um Cavaleiro de Ouro, iremos relembrar de uma passagem do mangá(gibi Japonês) criado Masami Kurumada.

          Link logo abaixo, para acesso de um pouco da história dos Cavaleiros e sua Velocidade.