quarta-feira, 30 de março de 2016

Três Espiãs Demais – Episódio “Uma Queda por Músico”

Os espiões utilizam Física para seus atos heroicos?

         Como resposta utilizaremos o desenho Três Espiãs Demais, que era um desenho animado que envolviam três amigas, Clover, Alex e Sam, em que moram em Beverly Hills, Malibu e depois entram para um mundo de espionagem internacional trabalhando para uma agência denominada WOOHP, coordenada por Jerry que tinha uma assistente denominada G.L.A.D.I.S. (Gadget Lending And Distributing Interactive System) e assim como James Bond os espiões utilizam de apetrechos que facilitam a suas missões.


           No primeiro episódio da primeira temporada "Uma Queda por Músico", as meninas vão secretamente a uma jornada de shows com Ricky Mathis (Ricky Mathis é uma paródia do cantor Ricky Martin) para resolver o mistério de que sua música está tornando os adolescentes malucos e delinquentes destrutivos. 

        E nesse episódio iremos desvendar os conceitos Físicos possíveis:

            Em uma certo momento do episódio, Alex se encontra em um local específico para obter informações, quando a sala é fechada nenhum som é capaz de se escutar nesse ambiente, nem mesmo o próprio som do show de Ricky Mathis. Esse tipo de sala são conhecidas como sala anecoicas que isolam todo tipo de som, até mesmo as ondas eletromagnéticas, esse tipo de ambiente é utilizado para facilitar os estudos sobre acústica e outros temas relacionados. 

Sala anecoica
             
               Seguindo com o episódio, Sam e Alex ficam presa em uma sala de vidro, com equipamentos musicais (Bateria e Guitarra) e ambas as espiãs começam a toca até o vidro estourar. Mas é possível estourar um vidro apenas com algum tipo de som? 


              
             Sim, é possível mas não é bastante comum, pois cada vidro contém seu próprio tipo de frequência, por exemplo, um copo normalmente contém frequência de 700 hertz, quando você atingir esse valor, o copo irá começar a vibrar, nesse momento é quando se atingi a frequência de ressonância que é o aumento da amplitude estilhaçando o copo, no caso das nossas espiãs o vidro. 

             E como último ato de espionagem Clover para destruir um raio lazer utiliza seu espelho de maquiagem para refletir a própria luz do lazer retornando para si próprio e destruindo a maquina de raio lazer, isso ocorre pelo fato da reflexão da luz que é o fenômeno que consiste da luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície. 

          E esse são alguns conceitos adquiridos no episódio "Uma Queda por músico" do desenho Três Espiãs Demais.




Referências Bibliográficas

Disponível em: http://goo.gl/VHl75n Acesso em 29 de Março de 2016

Disponível em: http://goo.gl/u35aaz Acesso em 29 de Março de 2016

HALLIDAY, RESNICK, WALKER. Fundamentos de Física. Vol. 2. 8 ed. Editora LTC, 2009.
             



          


                             






terça-feira, 8 de março de 2016

Jogos Olímpicos - Tiro com Arco

Jogos Olímpicos

       É o nome de um evento que reúne a cada quatro anos atletas de quase todos os países do mundo para disputarem entre si de acordo com sua modalidade e categoria, premiando com medalhas de ouro, prata e bronze, para 1º, 2º e 3º colocado respectivamente.


     Atualmente, os jogos são disputados em varias modalidades em um determinado País, no ano de 2016 será realizado no Brasil, no estado do Rio de Janeiro de 05 a 21 de Agosto.


           Dentre as modalidades selecionamos o Tiro com Arco com objetivo de demonstrar os conhecimentos Físicos que o cercam.

O que é o Tiro com Arco?             

              O tiro com arco surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização. A partir dos séculos XVI e XVII a prática começou a ganhar cada vez mais campo como desporto, sendo hoje um desporto Olímpico e Paraolímpico, onde seu objetivo é acertar suas flechas no centro de um alvo posto a 70 metros de distância.

Existe Física no Tiro com Arco?

                                
                                     Link para sua resposta. 
                                     https://goo.gl/PI3WKv



Referências Bibliográficas

HALLIDAY D.; RESNICK R. e WALKER J. Fundamentos de Física: mecânica. Volume 1. 8ª edição. Editora LTC, 2009.

Disponível em http://goo.gl/S7OCIb acesso em 05 de Março de 2016

Disponível em https://goo.gl/7UaRNe acesso em 06 de Março de 2016


segunda-feira, 7 de março de 2016

Jogos Olímpicos - Nado Sincronizado

Jogos Olímpicos

       É o nome de um evento que reúne a cada quatro anos atletas de quase todos os países do mundo para disputarem entre si de acordo com sua modalidade e categoria, premiando com medalhas de ouro, prata e bronze, para 1º, 2º e 3º colocado respectivamente.
       


       Atualmente, os jogos são disputados em varias modalidades em um determinado País, no ano de 2016 será realizado no Brasil, no estado do Rio de Janeiro de 05 a 21 de Agosto.


        Dentre as modalidades selecionamos o Nado Sincronizado com objetivo de demonstrar os conhecimentos Físicos que o cercam.


O que é o Nado Sincronizado?

        O Nado Sincronizado é uma modalidade aquática, que envolve movimentos da natação, ginástica olímpica e balé. Contém uma dose mágica e inexplicável de envolvimento físico e psicológico, fazendo com que rapidamente alunas e familiares se vejam apaixonados e motivados por um esporte olímpico surpreendente e empolgante. Ao contrário, do que muitos imaginam: "É APENAS dançar na água ouvindo uma música", o nado sincronizado trabalha muita flexibilidade, resistência física, psicológica, força, explosão, velocidade, noção corporal, interpretação e muita, muita força de vontade para vencer todas as dificuldades de uma modalidade pouco divulgada e investida.

Existe Física no Nado Sincronizado?

Link para sua resposta.



Referências Bibliográficas

HALLIDAY D.; RESNICK R. e WALKER J. Fundamentos de Física: gravitação, ondas e termodinâmica.  Volume 2. 8ª edição. Editora LTC, 2009.

Disponível em http://goo.gl/rdsluB acesso em 03 de Março de 2016

Disponível em http://goo.gl/YFpkaU acesso em 04 de Março de 2016