quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Qual é o ponto mais quente de uma vela?

        Quando se acende uma vela pode observar algumas cores que são produzidas pela queima, mas cada cor transmite uma intensidade de calor e qual seria a cor mais quente?

           O ponto mais quente de uma vela é o azul, porque a cor do fogo depende da temperatura em que ele queima e, geralmente, cada parte da chama tem uma temperatura diferente. A cor do fogo, na verdade, é resultado da cor da luz que ele emite. Essa luz é formada por fótons, partículas muito pequenas que se comportam como uma onda eletromagnética. Dependendo do comprimento dessa onda, ela terá uma coloração diferente. 
     O tamanho da onda, por sua vez, depende da quantidade de energia que ela carrega: quanto mais energia, mais curta é a onda. As ondas “menores” são azuis, enquanto ondas “maiores” são vermelhas. A base da chama de uma vela, por exemplo, tem muito calor e forma ondas de luz com muita energia, mais curtas e mais azuladas. A parte alta tem menos calor, portanto forma ondas com menos energia, mais longas e mais avermelhadas. 




Referências Bibliográficas 

HALLIDAY, RESNICK, WALKER. Fundamentos de Física. Vol. 4. 8 ed. Editora LTC, 2008.

Disponível em https://goo.gl/xzzU5S Acessado em 05 de Janeiro de 2017